terça-feira, 15 de abril de 2008

Quando tudo vai parar?


O aquecimento global está trazendo conseqüências graves para todo o planeta. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações, florestas e o meio ambiente.

Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das calotas polares. Esse derretimento já vem acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa aceleraram o processo e o tornaram imprevisível. Imagens em diversas partes do mundo mostram nitidamente o aquecimento global, ocasionado pela elevação das temperaturas, em função da grande emissão de gás carbônico (carros, indústrias, etc..) que impede a dispersão dos raios solares, elevando principalmente a temperatura dos oceanos. Mudanças climáticas ocorrem devido a fatores internos e externos. Fatores internos são aqueles associados à complexidade derivada do fato dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) “atribui à modificação do clima 2,4% dos casos de diarréia e 2% dos de malária em todo o mundo. Esse quadro pode ficar ainda mais sombrio: alguns cientistas alertam que o aquecimento global pode se agravar nas próximas décadas e a OMS calcula que para o ano de 2030 as alterações climáticas poderão causar 300 mil mortes por ano”.

Cientistas pesquisam, orientam, buscam alternativas para as dramáticas e radicais mudanças climáticas em nosso planeta. A grande preocupação dos cientistas não é somente efeito estufa – aquecimento global, como também a falta de água potável no mundo, que já está refletindo em diversas partes do mundo.

Fontes:
Revista Veja.com - Editora Abril
Site do Terra www.terra.com.br
Uma verdade Incoveniente – AL GORE
Rio Canry Fork, Carthage, Tennessee, EUA, 2006Foto: Tipper Gore

Um comentário:

Tiago Losso disse...

Notas sobre o post

- O tema indicado é corretamente abordado.

- Os dados foram citados corretamente, mas falta uma referência mais precisa.

- As referências no final do post poderiam ser feitas de forma mais completa.

- Ver a redação na parte inicial, principalmente a relação entre "a ação do homem", "emissão de gases" e "efeito estufa".

-"entre outros polos?"

- Os argumentos são expostos de forma clara, mesmo que em alguns momentos a redação dificulte a expressão das idéias.