quinta-feira, 13 de março de 2008

Produzindo conhecimento Vs. Produzindo Ócio.


O tempo disponível hoje para os estudantes nas escolas, é suficiente para formação de uma geração, que será à força do crescimento sustentável no país?

De acordo com o historiador Luiz Mir, a ampliação da carga horária é uma necessidade para oferecer melhores condições de estudos aos alunos. Embora a necessidade de maior tempo na escola seja de ordem nacional, alguns estados não atingem o mínimo para uma educação básica, exemplo são os estados do norte e nordeste brasileiro. Para os que ainda possuem dúvidas, basta assistir os principais programas de jornalismo da televisão brasileira e acessar alguns portais de notícias na internet.



Está mais do que consolidado, que, quanto mais tempo crianças, jovens e adultos passam se dedicando aos estudos, maior e melhor será o resultado ao longo prazo tanto cultural como econômico-financeiro. Exemplos claros são países como Coréia do Sul e Estados Unidos, nações essas, que investiram pesado em educação. Estudos do IPEA apontam que a eliminação do atraso educacional eleva o crescimento da renda per capita dos salários industriais e das exportações, ou seja, a educação é a base para o crescimento dos principais setores da economia de um país.

Fonte:
Mir, Luiz. Guerra Civil: estado e trauma – São Paulo: Geração Editorial, 2004.
De Barros, Ricardo Paes; Mendonça, Rosane: Investimentos em Educação e Desenvolvimento Econômico – Rio de Janeiro: IPEA 1997.

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