terça-feira, 10 de junho de 2008

Sociedade Industrial e Trabalho





Vivemos em um tempo onde todas as nossas ações estão sendo contadas pelo “implacável” relógio. Em se tratando de Sociedade Industrial esta característica se acende ainda mais. A produção industrial trabalha com moldes que as máquinas não se cansam de executar. O funcionamento das máquinas tem que seguir um ritmo programado, executando numa esteira rolante uma série de tarefas repetidas de acordo com um padrão.
Por trás dessas máquinas temos pessoas, que precisam se adequar ao ritmo frenético de produção. Quanto mais unidades uma máquina produzir, mais barato cada unidade fabricada será, pois os custos de produção, inclusive o investimento da máquina e os próprios salários, podem ser repartidos por mais unidades produzidas.
Existe ainda a questão da valorização da mão-de-obra do trabalhador, este por sua vez, amparado pelas Centrais Sindicais sérias, consegue adquirir melhores salários e benefícios, já os trabalhadores que pertencem a Centrais Sindicais com menos força perante as indústrias, não chegam a 50 % destes salários. Para exemplificar este fato o Dieese apresenta uma pesquisa feita nas montadoras de automóveis em São Bernardo do Campo – SP (ABC) e Resende Sul Fluminense RJ, onde, trabalhadores do ABC recebem R$1.999,83 em quanto os do Sul Fluminense recebem R$860,17 mensais. (Dieese et al., 2003). Segundo Ramalho e Santana, estes dados apresentam a execução da estratégia de baixos salários por parte das montadoras, aliados a falta de experiência em negociação com a indústria automotiva.
Assim sendo pode-se dizer que na área industrial se espera sempre produtividade, qualidade e eficiência sem, contudo, atribuir importância a uma participação efetiva dos trabalhadores.

Fontes:
Textos: Flexibilidade a francesa trabalhadores na Peugeot Citroën brasileira.
“Miríades por toda a eternidade” A atualidade de E.P. Thompson
Site: tutomania.com.br/artigo/a-sociedade-industrial

Um comentário:

Tiago Losso disse...

Notas sobre o post

- O tema foi abordado de forma adequada;

- O post está bem elaborado;

- Os dados são mobilizados de forma correta, embasando o argumento do post;

- A referência aos dados do Dieese está incompleta;

- As fontes estão com as referências incompletas. Os dados dos artigos estão no rodapé de cada um, e os dados do site consultado devem ser indicados de forma precisa.